Pintura da Placenta

pintura placenta

A placenta é o órgão responsável pela nutrição e desenvolvimento do feto dentro do útero, ou seja, é através dela que o bebê recebe todos os nutrientes que precisa para sobreviver e se desenvolver, sem placenta não há vida.

A impressão artística da placenta, em tela ou papel, nada mais é que um ato simbólico, um registro desse órgão que só existe durante a gestação. Essa arte, conhecida como “Árvore da vida”, faz alusão ao formato de uma árvore com ramificações, onde o caule é o cordão umbilical, os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos e as folhas o tecido placentário.

A pintura da placenta pode ser feita pela Doula ou pela família no momento que julgarem conveniente, ou seja, pode ser logo depois do nascimento ou a qualquer momento do pós-parto. 

Esse registro artístico além de eternizar a primeira conexão física entre a mãe e o seu bebê, também serve como decoração e material educativo, já que muitas famílias fazem questão de apresentar aos filhos já crescidos a pintura do órgão que os nutriu. Até que os filhos cresçam, as pinturas passam a fazer parte da decoração da casa ou dos quartos dos pequenos; além desses usos, muitas mães usam a pintura como objetos decorativos no cenário onde registram o desenvolvimento/crescimento da criança.

Como se trata de uma obra artística de cunho biográfico, é a família quem escolhe as cores e também o formato da impressão. Após o registro da pintura algumas famílias optam por ritualizar, devolvendo ela à terra – o descarte da placenta -, enterrando ela em um vaso ou no jardim junto de uma árvore ou uma flor. 

Valor do investimento: está incluso no serviço de atendimento ao parto, porém requer a compra do material (tinta, tela, papel).

Quer contratar este serviço?
Deixe uma mensagem e seu telefone que entrarei em contato.