Sobre o Aleitamento Materno

Aleitamento Materno

O leite materno é o alimento mais completo e seguro para o bebê. O bebê que mama ao peito adoece menos e recebe todos os nutrientes que precisa até o sexto mês de vida.

O Aleitamento Materno além de suprir TODAS as necessidades alimentares  do bebê, ainda o protege de doenças, melhora sua imunidade e o faz crescer mais saudável. Não existe nenhum alimento tão poderoso quanto o leite materno.

No entanto, diferentemente das outras espécies, a amamentação não é instintiva (algo que sabemos fazer naturalmente) e a maioria das mulheres precisam de ajuda para conseguir amamentar. Os consultores em amamentação são os profissionais mais indicados para auxiliar a mulher nesse momento.

Na consultoria de amamentação a mãe e a família recebem todas as orientações que precisam para ter sucesso na amamentação. Aprendem técnicas, ajustes posturais, ajustes da mamada, cuidados com a mama/mamilo, cuidados e manejo do bebê.

Somente com ajuste e manejo adequados o bebê consegue fazer uma boa pega, extrair boa quantidade de leite da mama, ganhar peso, se desenvolver, fazer bons intervalos entre as mamadas, bem como  ter bons ciclos de sono e não machucar o peito da mãe.

A consultoria de amamentação pode ser feita na gestação, depois do nascimento do bebê, antes do retorno ao trabalho, no momento da condução do desmame ou mesmo naqueles momentos em que a mulher que já está amamentando passa por dificuldades (baixo ganho de peso do bebê, recusa do peito, mama ingurgitada, baixa produção de leite, bebê que não se satisfaz na mamada etc).

O ideal é que toda mulher fizesse pelo menos 3 (três) consultas: a primeira ainda na gestação, a segunda antes da primeira semana de vida do bebê e a terceira até os 20 dias do bebê.

Essas fases citadas acima, são fases distintas dentro do contexto do aleitamento materno. Na gestação os pais conseguem se informar e já iniciam o processo da forma certa, e isso evita lesões e favorece o estabelecimento da amamentação. Na primeira semana de vida o bebê ainda está descobrindo como mamar, pode ter alguma alteração oral, ter dificuldade para pegar o peito e manter a pega e/ou ainda ser muito sonolento.

É na primeira semana de vida, também, que acontece a descida de leite; nessa fase é muito importante manejar adequadamente a mama, caso contrário o bebê pode extrair pouco leite e machucar o peito. Na terceira consulta são feitos os ajustes finos, visando melhorar as dinâmicas das mamadas, o descanso da mãe e do bebê. 

Quer contratar este serviço?
Deixe uma mensagem e seu telefone que entrarei em contato.